6 tipos de tecnologia de construção que você usará no futuro

Com base nas perspectivas de construção e engenharia da Deloitte para 2020 para o setor, 76% dos executivos de construção e engenharia disseram que planejam investir em tecnologia digital no próximo ano.

A mais recente tecnologia em construção está ajudando os empresários a fazer mudanças digitais e a manter um passo à frente de seus concorrentes.

Há maneiras reais de melhorar seus procedimentos. Se sua empresa de construção está procurando manter uma vantagem competitiva, você terá que descobrir maneiras de incorporar diferentes estratégias e fluxos de trabalho.

As últimas tecnologias estão alterando a forma como a indústria funciona e a forma como os futuros projetos são concluídos.

Tipos de tecnologias de construção que impactam a indústria

6 tipos de tecnologia de construção que você usará no futuro

  • Aplicativos de coleta de dados

 

  • Drones

 

  • Software de Modelagem de Informação para Construção (BIM)

 

  • Realidade Virtual e Desgastes

 

  • Impressão em 3D

 

  • Inteligência Artificial

1. Aplicativos de coleta de dados

Os aplicativos estão se tornando a prática comum na indústria da construção, e com razão. A crescente mobilidade dos smartphones e tablets facilita uma melhor comunicação e a capacidade de trabalhar a partir de qualquer lugar.

Particularmente as aplicações de coleta de dados ajudam as construtoras a coletar informações mais rápidas, mais precisas e mais confiáveis a partir de seus locais de trabalho.

A incorporação deste tipo de inovação tecnológica nos processos existentes é simples e requer menos custos iniciais, ao mesmo tempo em que proporciona benefícios significativos, como por exemplo:

  • Significativa economia de tempo e diminuição de erros na entrada de dados. Os usuários do aplicativo de coleta de dados estão reportando mais de vinte horas de trabalho administrativo e de campo economizadas a cada semana, com uma redução de 50% de erros na entrada de dados. Uma dica útil é estimar o ROI potencial do seu negócio usando nossa calculadora on-line gratuitamente.

 

  • Fluxos de trabalho melhorados. É possível automatizar os fluxos de trabalho de coleta de dados, de modo que a apresentação de um questionário aciona outro a ser entregue e até que a tarefa específica seja concluída, com todas as assinaturas e informações necessárias. Além disso, certos aplicativos de coleta de dados oferecem formulários on-line, bem como aplicativos móveis que permitem que seus funcionários preencham formulários usando seus tablets, smartphones, desktops, laptops – basicamente todos os dispositivos que são digitais.
    Aumento da conformidade de segurança. Os aplicativos de coleta de dados podem ajudar em tudo, desde inspeções de rotina de equipamentos e relatórios de quase-acidente até uma análise de segurança completa.

 

  • Relatórios instantâneos. Não importa se você requer atualizações regulares do trabalho, um rápido tempo de entrega de produtos dos clientes ou acesso rápido a documentos legais Uma aplicação de coleta de dados o ajudará a melhorar seus relatórios. Também é possível modificar facilmente os relatórios de acordo com as exigências de sua empresa.

2. Drones

Os drones são uma das tecnologias mais populares e amplamente utilizadas para a construção. Eles podem realizar pesquisas em locais de forma mais eficiente e precisa do que uma pessoa em pé no chão. Eles também são menos caros do que as imagens aéreas.

Suas câmeras de alta resolução, assim como os dados coletados, podem produzir mapas topográficos 3D interativos, modelos, assim como fazer medições de volumes.

Outro benefício dos drones é que eles podem examinar locais de difícil acesso, como pontes e ao redor de estruturas altas, e realizar a inspeção de forma segura.

Também é possível utilizá-los para acompanhar o progresso de um canteiro de obras e observar como os trabalhadores estão desempenhando suas tarefas.

3. Software de Modelagem de Informação de Construção (BIM)

A utilização do BIM permite uma maior colaboração, pois cada pessoa e área de especialização pode adicionar sua própria peça ao modelo, em vez de dividi-la em diferentes versões do mesmo desenho 2D. O modelo está em constante evolução à medida que mais pessoas participam, reduzindo o tempo e melhorando a eficiência.

A BIM também pode ajudar a resolver problemas durante as etapas de planejamento e projeto de um projeto, automatizando a detecção de choques e fornecendo uma imagem precisa de todo o projeto.

Estamos vendo cada vez mais iniciativas governamentais internacionais para criar o BIM um procedimento obrigatório para instalações com grandes escalas, como na Índia, Hong Kong, França, Coréia do Sul, Alemanha e Itália.

Para o Reino Unido, o BIM é obrigatório para toda a construção de projetos governamentais. Com base no relatório de Pesquisa e Mercado de 2021 Building Information Modeling Market Report, as tendências emergentes que terão um impacto imediato no mercado incluem os avanços da IA no BIM, bem como a crescente demanda por colaboração em nuvem baseada no BIM, bem como a construção modular e pré-fabricação.

4. Realidade Virtual e Desgastes

A tecnologia da realidade virtual é comumente empregada junto com o BIM para ajudar na compreensão de projetos complicados. Imagine as possibilidades de criar o projeto de um edifício usando BIM e então você é capaz de usar VR para andar ao redor dele.

É muito legal, não é? Isto dá a você e sua equipe, assim como ao cliente, uma visão mais realista de como o projeto vai aparecer após a sua conclusão.

Um melhor entendimento sobre o projeto antes do seu início permite que você fique longe de grandes mudanças ou modificações dispendiosas no meio do caminho.

Os materiais de desgaste são uma tecnologia emergente na construção que não está tendo apenas um impacto sobre a segurança, mas também sobre a produtividade.

A AsphaltPro publicou um artigo sobre o assunto, que afirma que a tecnologia vestível utilizada na indústria da construção poderia aumentar a eficiência para 8,5% e a satisfação no trabalho no local de trabalho em 3,5%.

O artigo também apresentou produtos notáveis disponíveis no mercado como os óculos XOEye Smart Glasses, bem como o Sensor Spot-r, o Sensor Wearable e os Sensores de Colete de Segurança Redpoint.

5. Impressão em 3D

A impressão em 3-D na forma de uma tecnologia de construção poderia revolucionar a fonte dos materiais. No caso de pré-fabricação, os materiais necessários para um projeto poderiam ser impressos antes de serem transportados para o local do projeto e prontos para serem usados imediatamente.

Isto permitirá obter materiais mais rapidamente e acelerar o processo, eliminando quaisquer etapas extras que estejam no meio.

A impressão em 3D permite imprimir produtos diretamente no local, reduzindo a quantidade de resíduos produzidos e reduzindo os custos de armazenamento e transporte. Uma das questões que atualmente impedem o uso deste método são as limitações na produção em massa. Embora certas impressoras 3D possam ser produzidas em grandes escalas, no entanto, elas podem ser caras.

6. Inteligência Artificial

Desde o início, a Inteligência Artificial (IA) trouxe vantagens aos projetos de construção, melhorando a segurança, melhorando os processos e completando o trabalho de forma mais rápida e eficiente. Mas, muitas empresas de construção ainda estão tentando descobrir a melhor maneira de aplicar esta tecnologia complicada dentro de suas organizações.

Algumas empresas maiores começaram a desenvolver os próprios programas de IA da empresa para auxiliar nos processos internos de tomada de decisão, bem como nas operações. Outras dependem de fornecedores terceirizados, incluindo consultores de IA e fornecedores de soluções, para examinar seus processos atuais e encontrar possibilidades de fazer uso da IA ou do aprendizado de máquinas.

Qual é o próximo passo?

Fazer o investimento na tecnologia mais atualizada em construção é uma estratégia de negócios eficaz. Trata-se de encontrar as ferramentas certas para ajudá-lo a alcançar os objetivos de sua empresa.

Já mencionamos que ter um software de coleta de dados embarcado é uma maneira ideal para iniciar o processo de mudança digital.

É um custo inicial pequeno, mas tem um enorme potencial de ROI. Nós da Device Magic, oferecemos aos nossos clientes um teste gratuito de 14 dias para determinar se nossas soluções de coleta de dados são as mais adequadas para as necessidades de sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima