Os clubes de futebol obtêm seu financiamento de várias fontes de receita. A receita da venda de ingressos está entre elas. Então, por que há mais pessoas visitando locais em alemão e inglês do que em espanhol? Os patrocinadores das equipes européias continuam mudando.
O que está por trás da economia do futebol, assim como os logotipos e as marcas que são exibidos nas camisas? O negócio do futebol não é apreciado sem uma análise profunda dos direitos de televisão que ele ganha.
Como estes direitos são distribuídos e distribuídos? Estamos no meio de uma bolha econômica no futebol?
O jogo de futebol evoluiu. As equipes ainda são um elemento da cultura e da tradição histórica das cidades e das seleções nacionais, que continuam a suscitar emoções. Elas poderiam ser consideradas um símbolo nacional. No entanto, fora do aspecto cultural, as últimas décadas foram definidas pela importância da mídia e dos aspectos financeiros do jogo.
As semelhanças entre finanças, economia e futebol são evidentes. Como um negócio que se baseia nas finanças, a economia do futebol também tem sido impactada pelas tendências econômicas globais e as da classe média, também conhecidas como jogadores médios.
O futebol também foi obrigado a dispor de ativos, realizar desvalorizações internas e depender de exportações. Estamos cientes de que a receita provém de patrocínios, venda de ingressos e direitos de TV, porém às vezes é difícil entender os motivos e a lógica por trás disso. Vamos tentar.
O portão
De acordo com o portal Internet DeportesyFinanzas.com, a Premier League inglesa e a Bundesliga alemã lideram o ranking ano após ano entre as cinco primeiras ligas européias (mais de 90% da capacidade nesta temporada), à frente das ligas espanhola e francesa (70%). É a Serie A italiana que está em quinto lugar no ranking, com 60%. Há alemães e ingleses com estádios lotados. No entanto, o sucesso de cada um deles é determinado por estratégias diferentes.
Os clubes alemães não aumentaram os preços dos ingressos apesar do aumento da demanda do público e mantêm os preços a um nível razoável.
Os clubes que são propriedade dos membros cumprem as leis alemãs que exigem que eles mantenham uma participação majoritária em suas marcas, o que impede a entrada de oligarcas e melhora a forma como os alemães são associados à sua equipe.
O Premier, através de uma distribuição uniforme dos direitos de TV está gerando um campo de jogo equilibrado que tem despertado maior interesse dos torcedores e, consequentemente, mais torcedores nos estádios.
O impacto econômico e social dos patrocinadores
A economia do futebol está passando por mudanças. A influência das nações está substituindo as maiores marcas comerciais, mas suas escolhas de investimento mostram traços distintos. Paul Kagame, presidente de Ruanda, fez uma aposta de 30 milhões de euros no patrocínio do Arsenal.
O Chade (número 122 na lista de países classificados pelo PIB de acordo com o FMI) chegou ao acordo do clube de futebol francês Metz. Estes dois acordos são exemplos da abordagem de promoção do turismo adotada por países que têm recursos limitados em termos econômicos.
Se olharmos para nosso Oriente Médio, a tática de diversificar sua economia do petróleo (Emirados Árabes Unidos) ou do gás (Qatar) para o lazer e o turismo está aliada a outras atividades. É a Fundação Qatar, antiga patrocinadora de Barcelona, doou para a equipe catalã 150 milhões de euros em 2011.
Tamin bin Hamad Al -Thani, Emir do Qatar, comprou Paris Saint Germain em 2011. Especialistas acreditam que o objetivo por trás dessas compras é construir redes comerciais em todo o oeste para ajudar na preparação de uma economia moderna pós-gás. O objetivo é fazer barulho suficiente para dissipar a ameaça representada na Arábia Saudita.
Por outro lado, o poder, por outro lado, é a influência do Abu Dhabi United Group, o proprietário do Manchester City e New York City e muitos outros que são todos patrocinados pela Etihad.
Fly Emirates é a marca que tem o maior número de equipes patrocinadas pelas 50 maiores marcas da Europa, que é então Etihad, assim como a Qatar Airways, que investiram nos grandes nomes do futebol europeu (Real Madrid ), Milão, Roma, Arsenal …)
Em 2015, 38% dos 2,7 bilhões de telespectadores da Premier League eram chineses, o que é uma tendência que se repete em várias ligas européias.
As marcas comerciais estão cientes disso e, assim como a Chevrolet e o Manchester United, elas não procuram mais aumentar as vendas de seus próprios países, mas sim aumentar as vendas para clientes na Ásia, na África e no Oriente Médio.
Mas nem o setor automobilístico nem a indústria aérea são os setores mais importantes da economia do futebol. As lojas de apostas respondem por 20% dos 50 times com a camisa mais valiosa conforme as finanças da marca, entretanto, a maioria dos times são menos significativos em termos de qualidade.
Televisão e a economia do futebol
O impacto financeiro do futebol depende da distribuição dos direitos televisivos que seguem diferentes tendências. Na Espanha está longe de ser uma exceção, é óbvio que os preços exorbitantes criaram uma bolha que não é um reflexo do retorno do investimento.
A Mediapro comprou seus direitos de transmissão da Liga dos Campeões e da Liga Europa até 2021 por 1,1 bilhões de euros. Empresas de telecomunicações como Vodafone e Orange não parecem ser capazes de competir com esses preços e a Movistar está finalmente adquirindo os direitos de transmissão do La Liga na Liga Espanhola para as próximas três temporadas por 2,94 bilhões de euros.
Há relatos constantes sobre o interesse potencial dos manda-chuvas da Internet (Google, Amazon e Facebook) em adquirir esses direitos, porém a economia do futebol não parece ser a principal prioridade dessas empresas.
A situação atual dos direitos de transmissão da La Liga não é tão diferente quando se tem em mente o plano de aumentar a receita em 30% a cada temporada entre 2019 e 2022. Isto totalizará 1,8 bilhões de euros por ano em receitas.
Entretanto, essa não é a história completa da economia do futebol. Qatar, Rússia, Emirados Árabes Unidos, China… são nações emergentes dentro do campo do futebol, apesar das suspeitas de corrupção e da fixação do processo de seleção do país anfitrião para a Copa do Mundo.
Eles estão usando o futebol como um método em soft power, para melhorar sua imagem. Não devemos ignorar o número de jogadores que fazem uso de sua projeção na mídia para esconder os escândalos de defraudar milhões de euros. O futebol não se trata claramente apenas de um passatempo.