O que é Inbound Marketing

Vamos admiti-lo. Não há ninguém que goste de anúncios aparecendo no meio de seu programa de TV favorito. E acordar para uma caixa de entrada cheia de e-mails de marketing de empresas que ainda não assinaram.

Os métodos de marketing em massa não são mais tão eficazes. Os consumidores agora têm a capacidade de decidir quais itens comprar, a quem comprar e se gostariam de ser anunciados ou não.

E é exatamente por isso que as marcas estão assumindo o marketing de entrada.

É uma estratégia comercial que se concentra em atrair clientes potenciais e visitantes, em vez de interrompê-los com promoções e informações indesejadas.

Em vez de jogar produtos na cara das pessoas, concentre-se em criar conteúdo que possa responder às suas perguntas e resolver seus problemas.

Quando chegar a hora de comprar, eles chegarão à sua porta.

O que é Inbound Marketing

Inbound marketing em contraste com. outsidebound marketingOutbound marketing um velho tipo de marketing que é o processo de distribuir sua mensagem para as massas, e esperando que ela ressoe com seu público-alvo.

Entretanto, os consumidores estão procurando maneiras de impedir mensagens indesejadas usando opções como filtragem de spam, bloqueio de anúncios, bem como identificação de chamadas.

Ela foi introduzida pela primeira vez em 2005 como uma resposta à falta de eficácia das soluções de marketing de saída.

Trata-se de conhecer a jornada do comprador e projetar conteúdo para atender cada etapa na esperança de transformar clientes potenciais em clientes e embaixadores de sua empresa.

Isto não só economiza custos e aumenta o retorno do investimento (ROI) a longo prazo, mas também constrói confiança, credibilidade e relações sólidas com seus clientes.

Ao responder às suas consultas e fornecer-lhes experiências significativas, você está mostrando a seus clientes que realmente cuida de seus clientes.

Benefícios do marketing através do inbound

Embora os resultados do marketing de entrada possam parecer menos “na sua cara” do que outras técnicas de marketing, eles são muito mais lucrativos para sua empresa a longo prazo.

Aqui estão alguns dos benefícios do marketing através do inbound:

1. Custo reduzido

Além de ser ineficaz no mundo digital atual, o marketing em massa pode ser caro e de alto risco.

É semelhante a colocar todos os seus ovos em uma cesta. Atirar em um arqueiro (caro) no escuro, esperando que ele atinja o alvo pretendido.

Com um plano de gastos menos caro e um investimento mais focado no marketing de entrada, sua empresa economizará dinheiro e desfrutará de maior ROI ao longo do tempo.

2. Maior confiança e segurança

Se você permitir que os clientes investiguem a si mesmos e se depararem com você por conta própria, parece mais confiável do que um outdoor gritando “Compre isto agora!

Além disso, cerca de 85 por cento dos compradores realizam pesquisas na Internet antes de tomar a decisão de compra.

Estratégias de marketing de entrada como a criação de conteúdo útil e o aproveitamento da prova social podem ajudar a diminuir o risco que os consumidores têm de correr quando pensam em sua empresa.

3. Leads e tráfego que são de alta qualidade

O marketing de entrada não se concentra apenas em criar consciência para as marcas. Trata-se de trazer os tipos certos de tráfego e leads. Com uma abordagem direcionada e bem informada, você é capaz de atrair leads que estarão mais inclinados a comprar seus serviços.

4. Oportunidades para crescer e aprender

O envolvimento com seus clientes através da Internet e a escuta de suas discussões, consultas e comentários ajuda você a melhorar seus serviços e produtos.

Estratégia de marketing para Inbound

Há uma miríade de maneiras de realizar o marketing de entrada. Entretanto, se você deseja fazê-lo corretamente, você deve ser capaz de estabelecer uma estratégia.

Estratégias de marketing de entrada exigem saber o que seu público-alvo deseja em um determinado momento de sua jornada. Desta forma, você pode projetar conteúdos que estejam de acordo com suas exigências e levá-los para o próximo passo.

As quatro fases que compõem uma Estratégia de Marketing Inbound incluem:

  • Traga visitantes para seu website
  • Conversão de visitantes em leads
  • A nutrição pode levar a clientes
  • Encantar os clientes

1. Atrair mais visitantes

O primeiro passo de uma estratégia de marketing de entrada é criar leads, atraindo leads potenciais e educando-os sobre as ofertas e serviços de sua empresa.

Isto significa fazer um conteúdo que agregue valor e garantir que seja distribuído de forma eficaz.

Abaixo estão três estratégias principais que são empregadas nesta etapa.

Criação de conteúdo

Produzir conteúdo informativo e depois promovê-lo através dos canais apropriados é o método mais eficiente de atração de leads.

Isto poderia incluir blogs, fazer vídeos, publicar estudos de casos, livros eletrônicos e guias que atendam às necessidades de seu público-alvo.

Os infográficos são outro tipo de conteúdo que você pode criar e distribuir em vários canais para atrair visitantes ao seu site. Eles são extremamente compartilhados, divertidos e construídos de forma bonita.

Aqui está um exemplo de um infográfico que foi criado pela ferramenta de e-mail marketing Campaign Monitor:

exemplo de campanha de monitoramento de estatísticas de e-mail marketing infográfico
Este infográfico destina-se a atrair telespectadores que procuram o valor ou a eficácia do e-mail marketing.

Caso você não tenha um designer interno dedicado, você pode fazer um infográfico com uma ferramenta de design online como o Visme.

SEO

Enquanto você está criando conteúdo que é ótimo Também é importante torná-lo amigável aos mecanismos de busca para garantir que ele seja exibido diante das pessoas corretas no momento certo.

Embora haja muitos outros aspectos a considerar em SEO, SEO eficaz começa com a pesquisa de palavras-chave, e depois inclui estas palavras-chave naturalmente em seu conteúdo.

No mundo do marketing de entrada, conteúdo de alta qualidade e SEO, cada um trabalha em conjunto para trazer mais pessoas ao seu website. A SEO não é eficiente isoladamente dos outros.

Mídia social

O envolvimento e o compartilhamento social devem ser parte integrante de seu plano de marketing de entrada. Semelhante a SEO, dará ao seu conteúdo uma grande exposição.

Sejam quais forem suas pessoas, elas provavelmente estão usando várias redes sociais diferentes. Descubra quais plataformas de mídia social são relevantes para seu negócio e conceba sua estratégia de marketing de mídia social para produzir, compartilhar e promover conteúdo de forma eficiente.

O melhor aspecto das mídias sociais é o fato de que elas vêm com muitas ferramentas para se engajar.

Por exemplo, a Instagram Stories é ótima para compartilhar histórias visuais e conteúdo interativo. As empresas podem publicar how-tos, vídeos instrucionais, conteúdo criado pelos usuários nos bastidores, quizzes, enquetes e muito mais. Exemplos de histórias interativas Instagram natgeo

2. Conversão de visitantes em leads

O que você pode fazer com as pessoas que estão curiosas sobre seu conteúdo ou marca?

Incentive-as a ler mais.

Este passo envolve obter os dados de contato dos visitantes para que você possa entrar em contato com eles e convencê-los das razões pelas quais eles devem trabalhar com você.

Aqui estão três métodos para converter os visitantes em contatos:

  • Páginas que aterrissam na página
    Uma página de destino em seu website é aquela que os potenciais leads vêem quando clicam em seu anúncio ou link. Você deve otimizar esta página para facilitar a inscrição ou o cadastro dos visitantes. É onde você oferecerá aos usuários uma chamada para ação (CTA) para se transformar em potenciais leads. Isto será discutido em um minuto.

Faça uma cópia convincente e, normalmente, devolva algo em troca, como um teste gratuito do produto, um e-book ou whitepaper. Este é um excelente exemplo de uma linda página de desembarque criada pela Shopify:

Exemplo das páginas de teste gratuito da Shopify
Embora esta possa ser sua página inicial ou outra página de seu website É sempre melhor projetar uma página de destino que se concentre em certas palavras-chave.

Formulários opt-in

Faça uso de formulários opt-in para coletar informações de seus clientes incluindo seu endereço de e-mail, nome, bem como outros dados. Para garantir que seus formulários de opção de inclusão sejam bem convertidos, certifique-se de que seu formulário de opção de inclusão seja visível e simples de preencher. Alguns campos ou formulários com várias etapas são preferidos.

Chamadas para ação

A chamada para ação (CTA) é um método visual eficaz para persuadir os usuários a se envolverem em ações. Um CTA convincente é forte, curto e conciso. Ela também deve ser orientada para a ação.

Certifique-se de que sua AIC esteja de acordo com a mensagem e o destino pretendido. No exemplo abaixo, a AIC oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar gratuitamente a ferramenta de gerenciamento de projetos, e depois os leva a um formulário de inscrição. Imagine se isto levasse a uma página que esboça o produto em vez disso?

ilustração do CTA (Asana Call-to-action)

Os CTAs são melhor colocados várias vezes em páginas de geração de chumbo para aumentar as conversões.

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