Últimas tendências na Industria da Construção Civil?

Quais são as últimas tendências na Industria da Construção Civil?

Últimas tendências na Industria da Construção Civil

Manter-se atualizado com os últimos desenvolvimentos na indústria da construção civil é essencial para qualquer profissional ou empresa que deseje se manter atualizado em meio a mudanças e avanços.

A indústria da construção civil está crescendo com os avanços tecnológicos que têm impactado o processo de construção.

Com o uso de equipamentos modernos, assim como novos materiais e métodos de construção, a indústria da construção é capaz de criar menos peso, mais sustentável ambientalmente e estruturas mais duradouras.

Adicione a colaboração baseada em nuvens aos robôs, super-materiais e tecnologia wearable, edifícios que poluem assim como a inteligência artificial e você tem uma gama surpreendente de atividades que estão ajudando a melhorar a qualidade do trabalho de construção no setor civil.

Tudo isso pode ajudar a diminuir os custos de construção e despesas de mão-de-obra, aumentar a eficiência e produtividade e criar uma indústria na construção civil que visa melhorar a qualidade de vida dos clientes.

No artigo seguinte, vamos analisar mais sobre as últimas tendências no setor da construção civil.

Tabela de Conteúdos

  • Há um foco na sustentabilidade

 

  • Modelagem de Informação Predial (BIM)

 

  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada

 

  • Segurança

 

  • Aumento na Pré-fabricação e Projetos de Construção Modular

 

  • Contate a STEVENS para suas necessidades de construção

 

A construção civil está focada na sustentabilidade

O conceito de que a sustentabilidade está ganhando terreno na indústria da construção há algum tempo.

O assunto tem aumentado em importância na sociedade e é apreciado pela maioria das pessoas. Portanto, faz sentido que as empresas de construção civil façam parte desta questão.

A sustentabilidade engloba mais do que apenas satisfazer as necessidades dos clientes e reduzir os danos ao meio ambiente.

Além disso, ela melhorará a eficiência energética, o que levará à longevidade dos projetos e à economia de custos. projetos.

Os painéis solares que produzem a partir de energia renovável são uma invenção que é agora a norma nos edifícios modernos.

Mas, existe uma alternativa mais ecológica que poderia ser usada para substituir os painéis fotovoltaicos, chamados de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos.

Esta tecnologia, também chamada de OPV é composta de células fotovoltaicas orgânicas que são impressas em filme fino, durável e reciclável.

Estes painéis são mais leves e mais flexíveis. Também são mais transparentes do que os painéis convencionais.

Outras tecnologias sustentáveis que estão sendo utilizadas em projetos de construção civil incluem:

  • Cisternas para coletar a água da chuva e armazená-la

 

  • Telhados verdes

 

  • Clarabóias para iluminar o caminho

 

  • Jardins verticais que regulam a temperatura interna

 

  • Tijolos ecológicos

 

  • A reutilização de materiais de piso como azulejos e pisos e a reutilização de peças de móveis mais antigos, assim como a destruição de madeira são tendências que podem melhorar ainda mais a sustentabilidade dos edifícios.

 

Modelagem de informações da contrução (BIM)

BIM ou Building Information Modeling, é bastante semelhante ao CAD, também conhecido como Computer-Aided Design, mas eles não são idênticos.

O software BIM faz uso da modelagem 3D para criar e modelar as coisas que devem ser construídas.

Entretanto, a tecnologia BIM não produz apenas modelos 3D atraentes de seu projeto.

Ela também gera as camadas de metadados que são renderizados dentro de um fluxo de trabalho integrado.

Ela grava as coisas de uma forma que os projetos em papel não poderiam ser feitos.

Hoje, 30 a 35 por cento dos engenheiros civis usam software BIM.

O software BIM facilita a colaboração, pois cada indivíduo e sua área de especialização podem contribuir com seu trabalho para o modelo, em vez de dividi-lo em diferentes versões de um desenho feito em papel.

Isto permite que o modelo cresça rapidamente à medida que novas pessoas se juntam a ele e melhoram o processo, o que melhora a eficiência.

O BIM pode ser uma ótima ferramenta para resolver problemas nas fases de projeto e planejamento.

Ele é capaz de automatizar a detecção e dar uma imagem completa do projeto.

Realidade virtual e realidade aumentada

As tecnologias de realidade virtual estão começando a ter um impacto profundo em uma variedade de indústrias em todo o mundo, o que inclui a indústria da construção.

As estruturas modernas estão se tornando mais complexas a cada dia. Mas, os avanços tecnológicos podem ajudar os projetistas e as equipes de construção a melhorar seus projetos, bem como a detectar erros de projeto.

Designers e arquitetos podem melhorar drasticamente o projeto de edifícios através da interação com o design e a interação com os gestos.

Isto pode ajudar a evitar erros quando se trata de projeto de sistemas HVAC, ou ajudar a identificar os componentes que faltaram durante o processo de projeto.

Estas tecnologias também são empregadas na indústria da construção civil para:

  • Ajuda no modelo 3D de edifícios e estruturas.

 

  • Auxiliar na melhoria e na inovação da visualização BIM.

 

  • Fornecer um registro contínuo da construção

 

  • Os clientes podem explorar conceitos de projeto antes de serem construídos.
    Ajudar os trabalhadores de manutenção e os engenheiros de serviço a “ver através das paredes”.

 

Empreiteiros da Construção Civil Fazem a Segurança

A segurança é sempre uma grande preocupação e no ambiente pósCOVID-19, a segurança é elevada até o topo da lista de prioridades.

Foram feitas mudanças para limitar a propagação de doenças. Elas se concentrarão no isolamento dos trabalhadores e na melhoria dos equipamentos, bem como nos procedimentos de limpeza.

A separação pode ser um desafio a ser alcançado em um canteiro de obras quando a cooperação e o trabalho em equipe são necessários.

É possível prever equipes menores e turnos escalonados a fim de garantir que os locais de trabalho não fiquem superlotados.

Protocolos aprimorados também incorporarão coisas óbvias como máscaras e higienizadores de mãos, e outros itens que são especificamente projetados para a construção.

A passagem de ferramentas, os capacetes e luvas de compartilhamento estão sendo restringidos para garantir a segurança dos trabalhadores.

Usaremos apenas nosso próprio equipamento de segurança.

Aumento nos Projetos de Pré-fabricação e Construção Modular

O mercado de pré-fabricação e construção modular também tem se tornado cada vez mais conhecido recentemente e não é difícil entender o motivo.

Ambos são eficientes em termos energéticos e econômicos. Elas também reduzem o trabalho manual necessário, o que é ótimo em um momento em que o custo dos materiais está aumentando.

Espera-se que a demanda por pré-fabricação e projetos modulares cresça ainda mais, particularmente para as empresas de construção que procuram reduzir as despesas gerais.

Podemos esperar ver mais estruturas modulares que são permanentes no futuro próximo e edifícios pop-up, bem como vários outros projetos de engenharia civil que são pré-fabricados.

Soluções de Gerenciamento de Projeto

Juntamente com os numerosos avanços tecnológicos que foram feitos no software de gerenciamento de projetos de construção é uma tendência emergente que irá adiante.

Empresas que oferecem software para gerenciamento de projetos de construção cresceram nos últimos anos.

Os profissionais da construção têm mais opções em termos de software que não estavam disponíveis há apenas alguns anos no passado.

As interfaces para os usuários são projetadas para facilitar a vida dos usuários, e há muitas possibilidades de escolha.

O software de gerenciamento de projetos inclui recursos como soluções de tempo de aluguel de pedidos de troca de equipamentos, bem como opções tradicionais para o gerenciamento de projetos.

Isto torna muito mais simples para as empresas de construção o gerenciamento de seus projetos de construção.

O software de gerenciamento de projeto é capaz de armazenar todos os documentos associados ao projeto em conjunto, o que pode ajudar os empreiteiros e subcontratados a serem pagos após a conclusão do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima